Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Angola: Reservas internacionais estabilizam próximo dos 24 mil milhões

As reservas internacionais angolanas desceram, ligeiramente, para 23.963 milhões de dólares entre junho e julho, acumulando uma redução superior a 1,2% desde o início do ano, indicam dados preliminares do Banco Nacional de Angola (BNA).

Angola: Reservas internacionais estabilizam próximo dos 24 mil milhões
Notícias ao Minuto

18:45 - 13/09/16 por Lusa

Economia Dólares

A informação consta de um relatório mensal do BNA sobre a evolução das Reservas Internacionais Líquidas angolanas (RIL), compilado hoje pela Lusa que indica uma perda de seis milhões de dólares em julho, a quebra mensal mais reduzida do ano.

Angola vive uma profunda crise económica, financeira e cambial, decorrente da quebra da cotação internacional do barril de crude, que desde 2014 fez diminuir para metade as receitas fiscais com a exportação de petróleo.

Desde o final de dezembro, estas reservas internacionais sofreram uma redução superior a 300 milhões de dólares (267,5 milhões de euros), para os atuais, de julho, 23.963 milhões de dólares (21,3 mil milhões de euros).

As RIL, reservas em moeda estrangeira, são necessárias para garantir nomeadamente as importações nacionais de matéria-prima ou de alimentos e atingiram em fevereiro passado o valor mais baixo em vários anos, de 23.888 milhões de dólares (21,7 mil milhões de euros).

Em dois anos, as reservas angolanas perderam mais de seis mil milhões de euros, tendo em conta os máximos históricos de 2013, antes da crise da cotação do petróleo.

O governador do BNA, Valter Filipe Silva, já garantiu que estas reservas estão num nível equivalente a oito meses de importações dos bens e equipamentos, tendo em conta as necessidades atuais, numa altura de forte contenção na disponibilização de divisas aos bancos.

As reservas contabilizadas pelo BNA são constituídas com base em disponibilidades e aplicações sobre não residentes, bem como obrigações de curto prazo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório