Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Trump acusa Fed de manter taxas de juro baixas por motivos políticos

O candidato presidencial republicano, Donald Trump, acusou hoje a Reserva Federal (Fed), banco central dos Estados Unidos, de manter as taxas de juro baixas por motivos políticos para evitar problemas nos últimos meses de presidência de Barack Obama.

Trump acusa Fed de manter taxas de juro baixas por motivos políticos
Notícias ao Minuto

21:09 - 12/09/16 por Lusa

Economia Reserva Federal

Em entrevista à cadeia de televisão CNBC, Trump afirmou que a presidente da Fed, Janet Yellen, "está a fazer o que o presidente Barack Obama quer que faça".

Segundo Trump, Yellen está a manter as taxas "artificialmente baixas" para permitir a Obama sair, no início de 2017, sem ter de enfrentar as consequências de uma eventual subida.

"É um problema grave e creio que é muito político. Creio que ela [Yellen] é muito política e em certa medida creio que deveria ter vergonha dado que as coisas não devem funcionar assim", acusou.

A Fed subiu as suas taxas de juro em dezembro de 2015, pela primeira vez em quase dez anos, e fixou-as entre 0,25% e 0,50%.

Desde então, as taxas mantiveram-se inalteradas, decisão que o banco central tem justificado com a necessidade de verificar a solidez da recuperação económica norte-americana.

A próxima reunião de política monetária da Fed terá lugar na próxima semana, nos dias 20 e 21, e o responsável da Fed de Atlanta, Dennis Lockhart, previu hoje que haverá um debate animado entre os que defendem uma nova subida das taxas de juro e os que preferem esperar.

Yellen foi nomeada por Obama em 2014 para liderar a Fed, substituindo Ben Bernanke, que cumpriu dois mandatos à frente do banco central norte-americano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório