Trump acusa Fed de manter taxas de juro baixas por motivos políticos

O candidato presidencial republicano, Donald Trump, acusou hoje a Reserva Federal (Fed), banco central dos Estados Unidos, de manter as taxas de juro baixas por motivos políticos para evitar problemas nos últimos meses de presidência de Barack Obama.

Trump promete trabalhar com NATO para derrotar Estado Islâmico

© Reuters

Lusa
12/09/2016 21:09 ‧ 12/09/2016 por Lusa

Economia

Reserva Federal

Em entrevista à cadeia de televisão CNBC, Trump afirmou que a presidente da Fed, Janet Yellen, "está a fazer o que o presidente Barack Obama quer que faça".

Segundo Trump, Yellen está a manter as taxas "artificialmente baixas" para permitir a Obama sair, no início de 2017, sem ter de enfrentar as consequências de uma eventual subida.

"É um problema grave e creio que é muito político. Creio que ela [Yellen] é muito política e em certa medida creio que deveria ter vergonha dado que as coisas não devem funcionar assim", acusou.

A Fed subiu as suas taxas de juro em dezembro de 2015, pela primeira vez em quase dez anos, e fixou-as entre 0,25% e 0,50%.

Desde então, as taxas mantiveram-se inalteradas, decisão que o banco central tem justificado com a necessidade de verificar a solidez da recuperação económica norte-americana.

A próxima reunião de política monetária da Fed terá lugar na próxima semana, nos dias 20 e 21, e o responsável da Fed de Atlanta, Dennis Lockhart, previu hoje que haverá um debate animado entre os que defendem uma nova subida das taxas de juro e os que preferem esperar.

Yellen foi nomeada por Obama em 2014 para liderar a Fed, substituindo Ben Bernanke, que cumpriu dois mandatos à frente do banco central norte-americano.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas