Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

"Quando entrar novo regime, não queremos ninguém em requalificação"

A secretária de Estado da Administração Pública assegurou hoje estar a ser intensificada, na negociação com os sindicatos, a possibilidade de os funcionários públicos em regime de requalificação poderem reiniciar funções.

"Quando entrar novo regime, não queremos ninguém em requalificação"
Notícias ao Minuto

15:04 - 12/09/16 por Lusa

Economia Carolina Ferra

"Quando entrar em vigor um novo regime [que revogue o atual regime de requalificação] queremos que não exista ninguém em requalificação", disse aos jornalistas Carolina Ferra, numa curta declaração à saída de uma reunião esta manhã com representantes da Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), no âmbito das negociações para a elaboração de um novo regime de valorização profissional.

A governante assegurou ainda que os cortes salariais aos trabalhadores em situação de inatividade, previstos no atual regime, não vão constar do novo regime, que está a ser negociado com os sindicatos.

"Por isso, não pode haver transição de eventuais trabalhadores ainda em requalificação, quando entrar em vigor a nova lei. Mas o que vamos ter de dar é a possibilidade de esses trabalhadores reiniciarem funções", acrescentou, sem responder a perguntas.

Carolina Ferra defendeu ainda que o processo negocial com as três estruturas sindicais para a elaboração do novo regime está a decorrer de forma "muito construtiva" e que se está a "chegar a um ponto em que se pode chegar a melhores soluções" para este problema.

A governante e o secretário-geral da FESAP, Nobre dos Santos, anunciaram a data de 19 de setembro para nova reunião com os sindicatos, mas a ministra ressalvou faltar ainda a confirmação de duas estruturas sindicais que iam reunir-se esta tarde com Carolina Ferra.

A FESAP, afeta à UGT, defendeu ainda à saída da reunião a criação de incentivos à mobilidade direcionados para os funcionários públicos com salários baixos: "Nenhum trabalhador tem de pagar para ir trabalhar. Exigimos medidas do Governo de incentivo para os salários mais baixos", considerou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório