Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

ARC Ratings mantém nota portuguesa mas piora estimativa para 'negativa'

A agência de notação financeira ARC Ratings manteve a nota atribuída a Portugal em 'BBB-', o primeiro grau acima de lixo, mas piorou a perspetiva para 'negativa', abrindo a porta a uma revisão em baixa na próxima avaliação.

ARC Ratings mantém nota portuguesa mas piora estimativa para 'negativa'
Notícias ao Minuto

12:54 - 12/09/16 por Lusa

Economia Dívidas

"O aumento das preocupações da ARC quanto ao crescimento moroso da economia portuguesa é um dos fatores que explicam a alteração da perspetiva. O 'rating' [avaliação] também reflete preocupações quanto à qualidade do crescimento da economia portuguesa, que está muito centrada no consumo privado, em vez do investimento", afirma a ARC Ratings num comunicado divulgado hoje.

A agência de notação financeira justifica a revisão em baixa do 'outlook' [perspetiva] também com o setor bancário, cuja restruturação, considera, está a ser "lenta e a custar mais do que o esperado", e pela exposição que tem à dívida soberana portuguesa.

A incerteza global causada pelo 'Brexit' e as dificuldades nos mercados de exportação das empresas portuguesas são outras das preocupações da ARC.

Todos estes fatores "têm um impacto negativo na avaliação da ARC ao país", sublinha a agência de 'rating', que manteve a nota atribuída mas piorou a perspetiva de 'estável' para 'negativa'.

Por outro lado, a ARC diz que "o compromisso para a disciplina orçamental" do Governo socialista é um "fator de estabilização", bem como "o apoio continuado" das instituições europeias, nomeadamente o Banco Central Europeu (BCE) através do seu programa de compra de ativos ('Quantitative Easing').

Outra "força considerável" de Portugal, aponta a agência, é o ajustamento orçamental que o país tem conseguido atingir, "embora a um ritmo mais lento", bem como as reformas introduzidas pelo anterior Governo PSD/CDS-PP.

"As melhorias estáveis na governação e na competitividade também estão refletidas no 'rating' atribuído a Portugal, embora algumas dessas reformas tenham sido revertidas. As alterações políticas na privatização da TAP, no IRC e no salário mínimo demonstram os desafios de manter políticas orientadas para a competitividade e para o mercado num contexto de crescimento baixo", afirma a ARC.

A ARC volta a pronunciar-se sobre o 'rating' atribuído a Portugal a 3 de março de 2017.

A ARC era anteriormente conhecida como Companhia Portuguesa de Rating. Os seus acionistas são agências de 'rating' na Índia (a Care Ratings), da Malásia (a MARC), no Brasil (a SR Ratings), em Portugal (Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco) e o Reino Unido (Enigma Investment Holdings Limited).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório