Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bancários despedidos por cobrarem comissões através de contas falsas

Num dos maiores bancos norte-americanos, um grupo de empregados tentou enganar os clientes e o próprio banco para conseguir cumprir objetivos de desempenho.

Bancários despedidos por cobrarem comissões através de contas falsas
Notícias ao Minuto

09:33 - 09/09/16 por Bruno Mourão

Economia Estados Unidos

O Wells Fargo vai despedir cerca de 5.300 funcionários devido a uma fraude de dimensões inéditas no sistema bancário norte-americano. De acordo com a CNN, os trabalhadores da instituição financeira montaram uma rede de falsificação de contas de clientes, que abriu mais de um milhão e meio de depósitos sem autorização dos titulares e movimentou dinheiro de contas para contas com o objetivo de cobrar comissões e cumprir objetivos de vendas. 

Apesar de não darem qualquer autorização para que o seu dinheiro fosse movimentado, os clientes da Weel Fargo eram confrontados com comissões por não terem fundos suficientes nas várias contas que estavam em seu nome, comissões de transferências e comissões de abertura de contas, para além do custo de cartões de crédito criados de forma fraudulenta pelos funcionários do banco. 

Segundo o Consumer Financial Protection Bureau, autoridade financeira norte-americana, cerca de 14 mil clientes foram obrigados a pagar 355 mil euros ao Wells Fargo graças à fraude bancária. 

Como consequência, o Well Fargo será obrigado a pagar uma multa de 164 milhões de euros às autoridades norte-americanas e compromete-se a pagar "todas as indemnizações" necessárias. "Lamentamos e responsabilizamo-nos por qualquer situação em que os clientes tenham sido lesados com um produto financeiro que não requisitaram", garante o banco norte-americano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório