Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Bratislava acolhe reencontro do Ecofin que se prevê sereno

Os ministros das Finanças têm hoje a sua "rentrée" europeia, num encontro informal em Bratislava até sábado, que se antevê tranquilo, antes de um mês de outubro certamente mais animado, com as discussões em torno dos planos orçamentais para 2017.

Bratislava acolhe reencontro do Ecofin que se prevê sereno
Notícias ao Minuto

07:59 - 09/09/16 por Lusa

Economia Ministro

Com o processo de sanções a Portugal e Espanha "normalizado" - o Ecofin aprovou no início de agosto a recomendação de suspensão das multas apresentadas a 27 de julho pela Comissão -, restando discutir a suspensão parcial de fundos, algo que só acontecerá depois de uma consulta entre executivo comunitário e Parlamento Europeu, e com o programa de assistência à Grécia a conhecer também uma etapa tranquila e sem novidades de maior, os ministros das Finanças terão uma 'rentrée' serena na capital eslovaca, indicaram fontes europeias.

Um alto responsável do Eurogrupo comentou que se esperam "discussões muito mais aprofundadas e substanciais" na reunião seguinte de ministros das Finanças da zona euro, agendada para 10 de outubro, no Luxemburgo, pois 15 de outubro é a data limite não só para os Estados-membros apresentarem os seus planos orçamentais para o próximo ano, como também para Portugal e Espanha apresentarem as medidas solicitadas pela Comissão como garantia do cumprimento do novo trajeto orçamental definido.

A reunião informal de Bratislava, na qual Portugal estará representado pelo ministro Mário Centeno, começará com um breve encontro ao nível da zona euro, no qual o Eurogrupo debaterá os progressos realizados pela Grécia para cumprir os objetivos acordados no seu programa de assistência financeira.

Os ministros da zona euro discutirão ainda de que forma as análises das despesas públicas podem ajudar a melhorar a qualidade das finanças públicas nos Estados-Membros da área do euro, e, por fim, "abordarão brevemente" os preparativos processuais para a próxima avaliação dos projetos de planos orçamentais da área do euro.

Os Estados-Membros da área do euro têm de apresentar os seus projetos de planos orçamentais para o ano seguinte até 15 de outubro para serem avaliados pela Comissão Europeia e debatidos posteriormente pelo Eurogrupo.

Portugal e Espanha têm também até essa data para apresentar as medidas reclamadas pela Comissão que demonstrem ação efetiva para o cumprimento das novas metas de défice traçadas para ambos os países, e que no caso de Portugal passam por um ajustamento estrutural de 0,25% do PIB até final do ano.

A reunião prosseguirá então ao nível da UE (Ecofin), com a participação também dos governadores dos bancos centrais dos Estados-membros, estando agendadas discussões sobre "o futuro das políticas económicas na UE", o "aprofundamento da União Económica e Monetária" e o chamado "Plano Juncker" de investimento para a Europa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório