Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

BCE revê em alta crescimento da zona euro em 2016

O Banco Central Europeu (BCE) reviu ligeiramente em alta a previsão para o crescimento económico na zona do euro em 2016, baixando contudo para 2017 e 2018, mas manteve inalteradas previsões de inflação, disse o presidente, Mario Draghi.

BCE revê em alta crescimento da zona euro em 2016
Notícias ao Minuto

15:44 - 08/09/16 por Lusa

Economia Draghi

A instituição monetária sediada em Frankfurt espera agora um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro de 1,7% em 2016, contra a previsão de 1,6% em junho.

Contudo, adiantou, a economia europeia não deverá crescer mais do que 1,6% em 2017 e em 2018, o que contrasta com os 1,7% anteriormente estimados para estes anos, afirmou Mario Draghi, em conferência de imprensa.

Já em junho, durante o anúncio das previsões macroeconómicas anteriores do BCE, a instituição monetária tinha-se mostrado mais otimista para 2016, revendo, no entanto, em baixa as suas expectativas para 2018.

O BCE continua a esperar uma recuperação económica "a um ritmo moderado, mas firme", apesar da existência de alguns riscos, afirmou Mario Draghi, após a reunião de política monetária do Conselho de Governadores da instituição.

O BCE voltou hoje a deixar a taxa de juro diretora inalterada em 0%, um mínimo histórico que mantém desde março e indicou também que a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez se mantém em 0,25%, desde março quando foi reduzida, assim como a taxa de depósitos fica inalterada em -0,40%, estando em território negativo desde junho de 2014.

A manutenção das taxas já era aguardada pelos analistas, mas ao contrário do que muitos acreditavam o BCE não decidiu o prolongamento do programa de compra de ativos, o chamado 'quantitative easing', em marcha desde março de 2015 para redinamizar os preços e a atividade económica na zona euro.

"No momento, não há uma mudança suficientemente importante que justifique uma ação (do BCE). A nossa política monetária é eficaz", afirmou Mario Draghi, acrescentando que isso não põe em causa a sua "vontade ou capacidade de agir" se necessário.

Em matéria de inflação, as expectativas do BCE mantiveram-se inalteradas face às de junho, pelo que os preços na zona euro deverão, assim, crescer 0,2% em 2016, 1,2% em 2017, antes de acelerar para 1,6% em 2018.

O objetivo do BCE é a inflação perto de 2,0% no médio prazo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório