Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

'Centro 2020' analisa candidaturas municipais no valor de 250 milhões

A autoridade de gestão do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) está a analisar 111 candidaturas de iniciativa municipal, que representam um investimento de 250 milhões de euros, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRC).

'Centro 2020' analisa candidaturas municipais no valor de 250 milhões
Notícias ao Minuto

13:26 - 08/09/16 por Lusa

Economia CCDRC

Em comunicado, a CCDRC informa que essas candidaturas correspondem a 183,2 milhões de euros de apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), num investimento global que ascende a 249,7 milhões de euros.

Entretanto, já foram efetuados os primeiros pagamentos do Centro 2020 a municípios da região, "contabilizando um total, até ao momento, de cerca de um milhão de euros", segundo o organismo presidido por Ana Abrunhosa.

Por outro lado, "estão submetidos e em análise pedidos de pagamento que perfazem um valor superior a um milhão de euros" e que "cresce a cada dia", acrescenta.

"Mais importante do que os valores em causa é o facto de todo o sistema de informação e de gestão do Portugal 2020 estar já preparado para todo o ciclo de vida dos projetos, onde a componente pagamentos assume uma importância primordial", refere Ana Abrunhosa.

Citada na nota, a presidente da CCDRC afirma ser "hoje possível dizer que o Centro 2020 e o Portugal 2020 já estão efetivamente no terreno".

O apoio comunitário a projetos da região no âmbito do Portugal 2020 "iniciou-se primeiro aos projetos empresariais", que já receberam 49,2 milhões de euros do FEDER, para um apoio aprovado de 242,2 milhões de euros (valores dos programas Centro 2020 e Compete 2020).

"Este apoio chega agora em força aos projetos de iniciativa municipal", sublinha Ana Abrunhosa.

A autoridade de gestão do Centro 2020 espera que, "após um período de aprovação de projetos aos municípios", em domínios como a educação, a saúde, a cultura, a regeneração urbana e as lojas do cidadão, que perfazem neste momento 25,9 milhões de euros de comparticipação do FEDER, num investimento total de 38,5 milhões de euros, as autarquias "incrementem o ritmo de execução dos investimentos e aproveitem os fundos comunitários disponíveis".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório