Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

OCDE volta a prever estabilização do crescimento económico em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continua a prever uma estabilização do crescimento económico em Portugal nos próximos meses, num contexto de tendência global de estabilização das restantes economias.

OCDE volta a prever estabilização do crescimento económico em Portugal
Notícias ao Minuto

13:34 - 08/09/16 por Lusa

Economia Previsão

Nos indicadores compósitos avançados de julho da OCDE (que apontam para a tendência de melhoria ou abrandamento da atividade económica num período futuro entre seis a nove meses), hoje divulgados, é apontada uma manutenção da estabilização nas perspetivas de melhoria da atividade económica em Portugal, que se segue à tendência de crescimento registada desde março até junho e que veio interromper a descida que se verificava desde julho de 2015.

O índice compósito da OCDE para Portugal estabilizou em julho nos 100,6 pontos que já tinha registado em junho, acima da média de longo prazo de 100 pontos.

Em julho, a OCDE anunciou a suspensão por dois meses da divulgação dos indicadores compósitos avançado na sequência da instabilidade decorrente do referendo que, a 23 de junho, determinou a saída do Reino Unido da União Europeia.

No comunicado hoje emitido, a organização diz que se mantêm muitas incertezas quanto à forma como se irá operacionalizar o 'Brexit', mas considera que a volatilidade dos dados que se registou nas semanas a seguir ao referendo "parece ter-se reduzido".

"A manter-se esta situação nos próximos seis meses, a atual previsão aponta para a manutenção do abrandamento do crescimento no Reino Unido até ao perto do final do ano, altura em que deverá estabilizar", refere.

Para a zona euro, o índice compósito desceu ligeiramente para 100,2 pontos em julho, contra os 100,3 pontos estimados em junho.

A média do conjunto dos países da OCDE aponta, por sua vez, para uma estabilização da atividade económica, com o índice compósito a manter-se nos 99,7 pontos em julho, em linha com os quatro meses anteriores.

Para as economias desenvolvidas, a OCDE estima uma estabilização do crescimento económico nos EUA, Japão e zona euro, incluindo a Alemanha, antecipando uma aceleração do crescimento no Canadá.

Pelo contrário, é previsto um abrandamento do crescimento em França e, ainda de forma mais intensa, em Itália.

Entre as principais economias emergentes, a OCDE antecipa uma aceleração do crescimento económico na China, Rússia e Brasil e Índia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório