Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Indústria cai a pique em julho

Más notícias para a economia portuguesa mais uma vez. O setor secundário registou perdas de 4,5% no primeiro mês do segundo semestre do ano com o mercado nacional a dar indicações particularmente preocupantes.

Indústria cai a pique em julho
Notícias ao Minuto

12:25 - 08/09/16 por Bruno Mourão

Economia INE

Os dados do INE têm sido pouco animadores para a economia nacional nos últimos meses. As exportações e o crescimento têm ficado abaixo do esperado e mesmo que a execução orçamental esteja a seguir as linhas gerais definidas pelo Orçamento do Estado, parecem subsistir muitas dúvidas sobre a estabilidade da economia portuguesa. 

Hoje, um boletim estatístico do INE voltou a trazer pessimismo, desta vez em torno do setor secundário: "O Índice de Volume de Negócios na Indústria apresentou uma variação homóloga nominal de -4,5% em julho (-3,1% no mês anterior)". 

"O índice relativo ao mercado nacional diminuiu 6,0% (redução de 2,7% em junho), enquanto o índice relativo ao mercado externo apresentou uma variação de -2,7% (-3,4% no mês anterior)", revela o Instituto Nacional de Estatística, confirmando a forte contratação do mercado interno. 

Mesmo que o mês de julho deste ano tenha tido menos dois dias úteis do que em 2015, a queda em percentagem é preocupante e só não se torna dramática porque existem alguns dados positivos a extrair do setor industrial: "Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas1 apresentaram aumentos homólogos de 1,5%, 3,4% e de 1,1%, respetivamente (variações de 1,6%, 3,4% e de 0,9% em junho, pela mesma ordem)". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório