Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Crescimento económico nos EUA mantém-se moderado

A economia dos Estados Unidos continua a crescer a um ritmo "moderado" e há preocupações quanto à "incerteza" das eleições presidenciais de novembro, segundo o 'Livro Bege' da Reserva Federal norte-americana (Fed), divulgado hoje.

Crescimento económico nos EUA mantém-se moderado
Notícias ao Minuto

20:47 - 07/09/16 por Lusa

Economia Fed

"Em geral, as expectativas de crescimento salarial dos próximos meses são modestas e a subida de preços manteve-se ligeira", indicou a Fed no documento, que agrega informação sobre a atividade económica nos 12 distritos dos Estados Unidos em que se divide a instituição, com base nas opiniões de empresas e economistas, entre outros.

O 'Livro Bege' baseou-se em inquéritos a economistas, empresas, entre outros, feitos entre julho e agosto, e que constataram um ritmo de crescimento económico "moderado".

No entanto, os distritos da cidade de Kansas e de Nova Iorque reportaram que a atividade económica não se alterou, mas os de Filadélfia apontaram que, embora a economia tenha crescido, o ritmo abrandou.

"No geral, o consumo teve poucas alterações na maioria dos distritos", lê-se no relatório da Fed. "A atividade industrial aumentou ligeiramente na maioria dos distritos".

Ainda assim, o banco central assinalou que em alguns distritos, como os de Dallas, Cleveland e Boston, as empresas, principalmente das do setor imobiliário, mostram-se preocupadas, "em parte devido à incerteza que rodeia as eleições presidenciais de novembro".

Este documento servirá de base para a próxima reunião de política monetária da Fed, nos próximos dias 20 e 21.

A Fed mantem as taxas de juro entre os 0,25% e 0,50% depois da subida de dezembro passado.

A presidente do organismo, Janet Yellen, disse em agosto na conferência em Jackson Hole que os argumentos para um novo ajuste monetário estão a aumentar nos Estados Unidos.

"Em geral, as expectativas de crescimento salarial para os próximos meses foram modestos e as subidas de preços mantiveram-se escassas", indica a Fed.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório