Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Novo resgate? "Portugal está no centro de uma tempestade perfeita"

O jornal Financial Times dedica uma coluna de opinião ao futuro da economia portuguesa e à possibilidade de o país voltar a necessitar de um resgate financeiro. Vários empresários manifestam a sua posição.

Novo resgate? "Portugal está no centro de uma tempestade perfeita"
Notícias ao Minuto

19:36 - 07/09/16 por Notícias ao Minuto

Economia Análise

Não é a primeira vez que o Financial Times (FT) o faz, mas as dúvidas que existiam no estrangeiro sobre Portugal no início ainda persistem: conseguirá Portugal sobreviver sem um novo resgate? Caso necessite de um novo empréstimo, será que o FMI e a zona Euro estão dispostos a tal?

Estas são algumas das muitas perguntas que o editorial da publicação norte-americana faz no seu texto de análise, para o qual ouviu uma série de empresários que se mostram receosos com a situação do nosso país.

É, sobre essas mesmas opiniões, que o texto assinado por Tony Barber, editor de Europa do FT, afirma que Portugal “conseguiu escapar ao desastre de ser atirado para fora da zona euro” e que a sustentabilidade económica e financeira “não está assegurada” porque, segundo Barber, as exigências da troika "não foram devidamente seguidas" e as "reformas propostas não chegaram aos níveis exigidos".

A dada altura, a análise deixa de ser generalista e passa a focar-se na atual liderança portuguesa, nomeadamente no Governo de Costa. O jornal diz que Executivo “prefere agradar do que reformar um país cujas condições de financiamento estão excessivamente dependentes do rating atribuído por uma agência”, neste caso a DBRS, que atualmente classifica os títulos de dívida emitidos pelo Estado luso como “lixo” e acima de “investimento especulativo”.

Refira-se que o texto, intitulado 'Reformas em Portugal não foram suficientemente longe para garantir a sustentabilidade financeira', foi inclusivamente discutido no Global Insight, um espaço de análise do Financial Times onde são comentados assuntos de relevo internacional.

Nessa circunstância foi também afirmado que "Portugal está no centro de uma tempestade perfeita de fraco crescimento económico, queda do investimento, baixa competitividade, défices orçamentais persistentes e um sector bancário subcapitalizado que detém muita da estratosférica dívida pública da nação".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório