Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Associação defende que fim do roaming prejudica portugueses

Em causa está o reduzido número de dias que os portugueses passam de férias lá fora.

Associação defende que fim do roaming prejudica portugueses
Notícias ao Minuto

19:39 - 07/09/16 por Andrea Pinto

Economia Telecomunicações

A Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (APRITEL) considera que a imposição da eliminação de quaisquer diferenças de preços entre os serviços de roaming e os serviços domésticos (RLAH – roaming like at home) promove distorções com impacto negativo.

Para a associação, a medida imposta pela Comissão Europeia, e que deve entrar em vigor a partir de junho de 2017, prejudica Portugal no sentido em que o roaming é um serviço usado por uma minoria.

“A proposta da Comissão quanto à PUR parece ser muito permissiva, uma vez que contempla um número muito elevado de dias e não impõe quaisquer restrições em termos de volumes de consumo em roaming a preços domésticos”, escreve a APRITEL em comunicado.

Na base da sua teoria, a associação lembra que a medida estabelece 90 dias de limite anual para o número de dias durante os quais os clientes podem usufruir de roaming a preços domésticos, um valor que “extravasa o número médio de dias em viagens no EEE” que é de apenas 5,7 dias, em média.

Em comunicado, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, lê-se ainda que estudos realizados concluem que apenas 15% da população passa férias no estrangeiro. “A aplicação desta medida irá assim beneficiar apenas 15% dos portugueses durante os cerca de 5,7 dias em que em média viajam por ano, gerando prejuízos para os restantes dias e para a restante população”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório