Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Reservas cambiais da China voltaram a cair em agosto

As reservas cambiais da China, as maiores do mundo, continuaram a cair em agosto, para 3,19 biliões de dólares, menos 16.000 milhões do que no mês anterior, informou hoje o Banco do Povo da China.

Reservas cambiais da China voltaram a cair em agosto
Notícias ao Minuto

12:53 - 07/09/16 por Lusa

Economia Divisas

Trata-se da segunda queda consecutiva, após ter recuado, em julho, 4.100 milhões de dólares, face a junho.

Em junho, no entanto, as reservas chinesas acumularam o equivalente a 13.400 milhões de dólares, interrompendo a tendência de queda registada desde o final do ano passado.

A empresa de análise Capital Economics afirmou hoje, numa nota enviada aos clientes, que a nova queda nas reservas chinesas deve-se à contínua intervenção do banco central nos mercados.

O mesmo relatório destacou também que a saída de capital da China continua a "ser considerável", o que antecipa mais pressão sobre o valor do yuan, a moeda chinesa.

Entre novembro e fevereiro, o banco central chinês perdeu parte da sua reserva de divisas ao tentar corrigir o valor do yuan, que se encontrava então muito pressionado pela fuga de capitais do país e a subida do dólar norte-americano.

Em agosto de 2015, a moeda chinesa desvalorizou sucessivamente 1,9%, 1,6% e 1,1% face ao dólar norte-americano, na maior descida do género em mais de duas décadas, o que, aliado à volatilidade do sistema financeiro chinês, provocou avultadas saídas de capital.

Desde março, as reservas alternaram entre subida e queda, mas dentro de valores mais moderados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório