Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Bosch terá conspirado com VW para esconder emissões poluentes

Empresas germânicas terão alegadamente formado uma conspiração para montar os famosos aparelhos que escondiam os valores reais de poluição produzida pelos carros do grupo Volkswagen.

Bosch terá conspirado com VW para esconder emissões poluentes
Notícias ao Minuto

08:36 - 07/09/16 por Bruno Mourão

Economia Estados Unidos

Os consumidores norte-americanos parecem ter puxado mais uma ponta do aparentemente infindável novelo da fraude das emissões no grupo Volkswagen. Desta vez, não são os gestores da fabricante alemã que surgem na mira da justiça, mas sim a Bosch, criadora do famoso software que enganava as autoridades. 

Quando o  escândalo rebentou nos Estados Unidos, a Bosch afirmou claramente que tinha avisado a VW da ilegalidade do uso dado ao software, culpando a fabricante automóvel pela decisão de avançar com a fraude. No entanto, a versão apresentada pelos consumidores norte-americanos em tribuna esta semana parece contrariar as palavras da Bosch. 

De acordo com os documentos a que a Bloomberg teve acesso, a Bosch terá enviado uma carta à Volkswagen em 2008 assumindo o conhecimento de todo o processo, pedindo apenas proteção mediática contra as possíveis consequências caso a fraude fosse descoberta. Durante os últimos oito anos, as duas empresas terão montado uma conspiração que permitia esconder as verdadeiras emissões de gases poluentes, com a Volkswagen a pagar à Bosch por milhões de dispositivos que eram depois montados nos carros do grupo. 

Anteriormente, a Bosch tinha negado que 38 dos seus funcionários estavam envolvidos no escândalo, mas apesar das tentativas da Bloomberg, a empresa alemã ainda não reagiu publicamente às novas alegações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório