Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Calor de agosto fez crescer consumo de eletricidade em Portugal

Dados da REN mostram um pico de consumo na época mais quente do ano. O uso de ar condicionado e aparelhos de refrigeração foi o grande responsável pelo crescimento dos gastos.

Calor de agosto fez crescer consumo de eletricidade em Portugal
Notícias ao Minuto

15:24 - 06/09/16 por Bruno Mourão

Economia Energia

O inverno é normalmente a altura do ano de maior consumo de energia, mas as altas temperaturas e o sol abrasador tornaram o passado mês de agosto num mês de elevado gasto energético. 

Segundo dados da REN, o consumo de energia elétrica em Agosto cresceu 2,9% face ao mesmo mês do ano passado, para um total de 4,022 GWh. Segundo a Selectra, empresa comparadora de serviços e tarifas do mercado livre, "este aumento deve-se à elevação das temperaturas a valores acima dos normais para este mês". 

"Os frigoríficos trabalham mais e costumamos ter o ar condicionado ligado nas nossas residências ou no trabalho", explica Carlos Sobral, responsável pela Selectra em Portugal, antes de revelar como se pode pagar menos no fim do mês: "Para poupar um pouco mais e, ainda assim, usar o ar condicionado, é preciso manter sua temperatura entre 25 e 22 graus; abaixo disso, os preços já aumentam consideravelmente". 

Tendo em conta que o consumo de energia em Portugal aumentou 0,4% nos primeiros oito meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, manter o ar condicionado ou o aquecedor em temperaturas médias será mesmo necessário para conseguir pagar menos no final do ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório