Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Afinal, o roaming grátis na União Europeia não vai ser ilimitado

Utilizadores vão estar limitados a uma "utilização razoável" das novas tarifas gratuitas de chamadas e mensagens internacionais.

Afinal, o roaming grátis na União Europeia não vai ser ilimitado
Notícias ao Minuto

10:52 - 06/09/16 por Bruno Mourão

Economia Tarifas

O povo costuma dizer que 'quando a esmola é muita, o pobre desconfia' e no caso do prometido roaming gratuito nos países da União Europeia, a sabedoria popular parece estar correta. 

Bruxelas definiu um limite que apelida de "utilização razoável" e que na prática é equivalente a 30 dias de utilização seguida ou 90 dias de utilização intercalada por ano, de forma a evitar que os clientes aproveitem as facilidades de comunicação para conseguir tarifários que prejudiquem as empresas de comunicação do próprio país. 

Caso sejam ultrapassados os limites definidos, as empresas de telecomunicações vão poder cobrar tarifas de comunicações internacionais tal como hoje em dia ou encargos de comunicação internacional recorrente. 

Segundo o El País, jornal que avançou as informações, vão também existir limites para os clientes com tarifários de chamadas ilimitadas e os que incluem internet móvel: a partir dos 100 minutos e dos 3 GB de utilização, as empresas podem cobrar roaming, uma vez que o uso passa a não ser "razoável" segundo as regras europeias. 

A única exceção às regras são os trabalhadores que passem as fronteiras entre o país da sua operadora e o estrangeiro todos os dias. Nestes casos, o limite de 90 dias por ano não se aplica. 

As novas regras de roaming entram em vigor no dia 15 de junho do próximo ano e prometem trazer algumas poupanças aos europeus que viagem com mais frequência, mesmo que não salvaguardem todas as situações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório