Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

CMVM suspende negociação das ações do BPI

Um comunicado enviado às redações dá conta da suspensão das ações do BPI

CMVM suspende negociação das ações do BPI
Notícias ao Minuto

07:37 - 06/09/16 por Inês André de Figueiredo com Lusa

Economia Comunicado

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) "deliberou a suspensão da negociação das ações do BPI até à divulgação de informação relevante sobre o emitente", divulgou o regulador dos mercados em comunicado enviado às redações.

"O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou, nos termos do artigo 214º e da alínea b) do n.º 2 do artigo 213º do Código dos Valores Mobiliários, a suspensão da negociação das ações do Banco BPI, S.A., até à divulgação de informação relevante sobre o emitente," pode ler-se na nota.

No momento em que decorre uma batalha judicial e há informações de que a OPA do CaixaBank poderá não avançar, os acionistas vão reunir-se em assembleia-geral com o intuito de discutir o fim da limitação de votos.

A reunião magna está marcada para as 10:00 (hora de Lisboa), na Fundação de Serralves, no Porto, depois de a anterior reunião, de 22 de julho, ter sido suspensa por 45 dias.

Esta reunião foi suspensa após ter sido conhecido que o tribunal aceitou a providência cautelar do acionista Violas Ferreira Financial no sentido de não poder ser votada a proposta de alteração de estatutos apresentada pelo Conselho de Administração do banco.

A questão da desblindagem de estatutos tornou-se um assunto maior no BPI devido à 'guerra' que opõe os principais acionistas, o espanhol Caixabank e a angolana Santoro, de Isabel dos Santos, que não se entendem quer na redução da exposição do banco a Angola (por causa das regras do Banco Central Europeu), quer numa estratégia para o BPI.

É que apesar de os espanhóis terem 45% do BPI apenas podem votar com 20%, pelo que na prática estão em situação de paridade com a angolana Santoro, com 18,6%, uma participação que se associa aos 2,28% do Banco BIC, uma vez que ambas as empresas têm Isabel dos Santos como acionista de referência.

As ações do BPI fecharam segunda-feira a cair 3,04% para 1,09 euros.

[Notícia atualizada às 07h55]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório