Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia e Arábia Saudita prometem cooperação para estabilizar mercado

Rússia e Arábia Saudita, os dois principais produtores de petróleo, comprometeram-se hoje a "uma firme cooperação entre países exportadores para apoiar a estabilidade do mercado do petróleo", sem mencionar a possibilidade de um congelamento da oferta.

Rússia e Arábia Saudita prometem cooperação para estabilizar mercado
Notícias ao Minuto

14:07 - 05/09/16 por Lusa

Economia Petróleo

Seis meses após o fracasso das conversações de Doha, onde essa possibilidade foi discutida, os ministros da Energia da Rússia, Alexandre Novak, e dos Recursos Naturais da Arábia saudita, Khaled al-Faleh, assinaram à margem da cimeira do G20, na China, uma declaração comum, considerada "histórica" por Novak.

"Os ministros reconheceram a importância de um diálogo construtivo e de uma cooperação firme entre os principais países exportadores para apoiar a estabilidade do mercado petrolífero e garantir um nível constante de investimento ao longo do tempo", segundo o texto conjunto divulgado em Moscovo pelo ministério russo.

"Os ministros chegaram a acordo para uma cooperação conjunta ou com outros países produtores de petróleo", acrescentou.

Riade, que integra a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), e Moscovo, que não faz parte da organização, anunciaram a criação de um grupo de trabalho para apresentar "recomendações sobre as medidas e ações comuns a adotar para garantir a estabilidade e previsibilidade do mercado".

Novak vai reunir-se de novo com o seu homólogo saudita nos próximos meses.

A Rússia e vários membros da OPEP, cujas economias se ressentiram da queda dos preços do petróleo, tentaram no início do ano chegar a um acordo sobre o congelamento da produção para pôr fim ao excesso de oferta.

A reunião que tiveram em Doha (Qatar), em abril, acabou por fracassar, com a Arábia Saudita a pretender que o Irão participasse num congelamento da produção e Teerão a tentar chegar ao nível de produção que tinha antes das sanções que lhe foram aplicadas pelos países ocidentais devido a programa nuclear iraniano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório