Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Coopérnico lança mais um projeto de energia fotovoltaica no Algarve

Primeira cooperativa de energias renováveis em Portugal quer atrair mais investidores. Objetivo é criar uma alternativa às fontes energéticas tradicionais e mostrar que Portugal não precisa de explorar petróleo.

Coopérnico lança mais um projeto de energia fotovoltaica no Algarve
Notícias ao Minuto

10:16 - 05/09/16 por Bruno Mourão

Economia Inovação

É uma ideia inovadora em Portugal, que está a ganhar mais adeptos com cada nova ronda de investimentos em projetos de energia renovável. 

A Coopérnico, primeira cooperativa de energias renováveis em Portugal, vai lançar mais um projeto com apoio de investidores privados, com o objetivo de garantir mais uma parte da energia necessária para suprimir as necessidades energéticas dos seus membros. 

"Este será o oitavo projeto de energia fotovoltaica da Cooperativa, no valor de 53.750 euros, que se irá concretizar em Loulé no Algarve, em parceria com a ASMAL- Associação de Saúde Mental do Algarve, e que terá uma potência instalada de 46 kW, uma produção de 82.000 kWh/ano, o que equivale ao consumo anual de 31 famílias (e permitirá uma poupança de 52,5 toneladas de CO2)", revela a Coopérnico em comunicado enviado para a redação do Economia ao Minuto

"O modelo da Coopérnico assenta no investimento a 12 anos, por parte dos seus membros, em projetos de produção de energia renovável (até agora apenas energia fotovoltaica), sujeito ao pagamento de juros anuais, sendo os projetos desenvolvidos em instituições do terceiro setor a quem são doados todos os equipamentos, passados 15 anos de produção." 

A procura tem superado a oferta em quase todos os concursos de investimento e a cooperativa espera que esta tendência se mantenha no mais recente concurso. 

Para o presidente da direção da Coopérnico, a "fortíssima adesão representa (…) uma demonstração inequívoca que o futuro desejado pelos portugueses é o da aposta nas energias renováveis e não o da exploração do petróleo, dando um sinal claro ao Governo sobre qual deverá o sentido da sua decisão quanto à possibilidade se serem explorados hidrocarbonetos em território português". 

"Investir as suas próprias poupanças em projetos de produção de energias renováveis demonstra claramente a confiança dos portugueses numa sociedade de baixo carbono", garante Nuno Brito Jorge. 

Segundo a Coopérnico, os sete projetos já em funcionamento "somam uma potência instalada de 448 kW, com uma produção média anual de 668 000 kWh", o suficiente para satisfazer as necessidades energéticas de 255 famílias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório