Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Putin pressiona OPEP para cortar produção de petróleo

Um dos líderes mais importantes do mundo petrolífero surgiu em cena para tentar inverter o rumo de perdas desta semana. Para o presidente da Rússia, mesmo sem apoio do Irão a OPEP deve chegar a acordo.

Putin pressiona OPEP para cortar produção de petróleo
Notícias ao Minuto

11:17 - 02/09/16 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

Com ou sem Teerão, a OPEP e a Rússia têm de cortar a produção petrolífera para controlar o excesso de oferta no mercado mundial. Esta é a visão de Vladimir Putin, revelada numa entrevista à Bloomberg que lançou uma nova vaga de otimismo no mercado do 'ouro negro'. 

"Tenho grande esperança que todos os participantes neste mercado que estejam interessados em manter a estabilidade e a justiça dos preços globais da energia tomem a decisão correta no final das negociações", afirmou Putin à agência noticiosa norte-americana, enviando mensagens claras aos parceiros da OPEP. 

Mesmo concordando que é "injusto" pedir que o Irão assine um acordo que limite a produção depois de várias décadas de afastamento dos mercados mundiais, o presidente russo garante que é necessário limitar a oferta disponível e para isso, conta com o apoio de um forte aliado: o píncipe adjunto da Arábia Saudita. 

Sobre Mohammed bin Salman, Putin diz apenas que é "um parceiro de confiança, com o qual podem fazer-se acordos e confiar que os mesmos serão cumpridos". 

O presidente da Rússia, segunda maior produtora de petróleo do mundo, está disposto a perder quota de mercado para continuar a vender e garante que o corte na produção "é a decisão certa para o mercado energético mundial".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório