Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Lagarde pede a G20 medidas para evitar "armadilha do crescimento fraco"

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, pediu hoje aos países do G20 para "tomarem medidas enérgicas para evitar a armadilha do crescimento fraco".

Lagarde pede a G20 medidas para evitar "armadilha do crescimento fraco"
Notícias ao Minuto

18:01 - 01/09/16 por Lusa

Economia FMI

"Sem ações políticas contundentes, o crescimento poderá ser dececionante durante muito tempo", alertou Lagarde, numa nota divulgada antes da cimeira do G20 que vai decorrer em Hangzhou, na China, a 4 e 5 de setembro.

Nos países ricos, após a crise financeira tem-se verificado uma fraca procura, uma tendência demográfica desfavorável e uma produtividade frágil.

Nos países emergentes, depois do crescimento forte das últimas décadas, a expansão tem-se revelado mais moderada, penalizada pela queda do preço das matérias-primas.

Segundo um relatório do FMI publicado na mesma ocasião, a transição económica na China pode "enfrentar obstáculos que podem ser contagiosos", quando muito parceiros comerciais contam com a procura chinesa para as suas exportações.

As incertezas sobre as consequências da decisão britânica de sair da União Europeia também "ameaçam as perspetivas económicas, particularmente na Europa, onde as instituições financeiras vão enfrentar desafios", assinala ainda o FMI.

Globalmente nos países mais desenvolvidos, os rendimentos dos 10% mais ricos subiram 40% nos últimos 20 anos, quando os dos mais pobres pouco avançaram.

Para contrariar esta situação, a diretora-geral do FMI considerou que as "políticas orçamentais devem desempenhar um papel" já que as políticas monetárias dos bancos centrais estão a ser solicitadas ao máximo.

Lagarde reafirmou ainda que os países não têm feito reformas estruturais suficientes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório