Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Indústria chinesa tem explosão inesperada e lança otimismo nos mercados

Setor secundário da maior economia emergente do mundo deu sinais positivos como já não se viam há praticamente dois anos.

Indústria chinesa tem explosão inesperada e lança otimismo nos mercados
Notícias ao Minuto

08:31 - 01/09/16 por Bruno Mourão

Economia Ásia

Agosto foi um mês de grande aceleração para as empresas do setor industrial na China. De forma surpreendente, o setor secundário da segunda maior economia do mundo cresceu ao ritmo mais alto desde finais de 2014, convencendo Pequim que a estratégia de gastos públicos está a resultar e não é necessário cortar as taxas de juro ou baixar os níveis obrigatórios de reservas. 

O governo chinês tem-se mostrado hesitante em adotar uma política monetária mais agressiva, com medo de um aumento incontrolável do endividamento e para não incentivar a criação de 'bolhas' no mercado com ativos sobrevalorizados. 

Ainda assim, segundo a Reuters, a economia chinesa continua a mostrar um desequilíbrio estrutural preocupante: as maiores empresas crescem a um ritmo bastante elevado, mas as pequenas companhias estão estagnadas graças à pressão de um mercado cada vez mais pequeno, que acaba por obrigar ao corte de custos e reestruturações constantes. 

Os dados oficiais do governo de Pequim mostram que o Índice de Negócios na Indústria aumentou de 49,9 em julho para 50,4 em agosto, ultrapassando a marca de 50 pontos que separa o setor entre a contração e o crescimento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório