Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Trabalhadores insatisfeitos pedem nova reunião à Unicer

Os trabalhadores da Unicer decidiram hoje, em plenário, solicitar uma nova reunião à administração da empresa, uma vez que consideraram insatisfatória a proposta de aumento salarial que a companhia disse ser final, segundo um dirigente sindical.

Trabalhadores insatisfeitos pedem nova reunião à Unicer
Notícias ao Minuto

19:55 - 31/08/16 por Lusa

Economia Plenário

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Unicer disse, à semelhança do que já havia dito na segunda-feira, que a empresa neste momento não tem nada a acrescentar, sem esclarecer se há margem para continuar a negociar.

Da parte da Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (Fesaht), afeta à CGTP, Francisco Figueiredo disse que foi demonstrado no plenário o "descontentamento dos trabalhadores em relação à proposta da empresa".

"Por isso, os sindicatos decidiram solicitar nova reunião à empresa para ver se conseguimos demover a empresa da sua proposta que disse ser final", afirmou Francisco Figueiredo.

O dirigente sindical ressalvou que não foi marcada qualquer forma de luta, nem que tal foi posto à consideração do plenário.

A proposta da Unicer, de acordo com declarações do dirigente da Fesaht na segunda-feira, foi de um aumento salarial, para 2017, de 1,2% ou um mínimo de 15 euros, abaixo do reivindicado pelos sindicatos de 1,8% e mínimo de 30 euros, enquanto em outubro seria feito um pagamento de 210 euros "para compensar a falta de aumento salarial" já este ano.

Na passada semana, os trabalhadores da Unicer haviam decidido, em plenário, dar à empresa 48 horas para se sentar à mesa das negociações e discutir a reivindicação dos aumentos salariais para este ano, algo que veio a acontecer no dia seguinte.

Na altura, Tiago Oliveira, da parte da União de Sindicatos do Porto, recordou que há várias questões em cima da mesa, mas que "o que os trabalhadores exigem são aumentos salariais", sublinhando que "uma empresa que em 2014 e 2015 distribuiu pelos seus acionistas 60 milhões de euros de lucros tem a obrigação de dar aumentos salariais aos trabalhadores".

Os resultados líquidos da Unicer sofreram uma redução de 20,3% entre 2014 e 2015 para 26,3 milhões de euros, depois de ter fechado o exercício de 2014 com um crescimento dos lucros de 26,7 para 33 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório