Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Multa à Apple "é uma gota no oceano", diz a Forbes

Revista norte-americana mostra, através de um cálculo simples, quanto significa o dinheiro que a Apple terá de pagar nas contas da empresa.

Multa à Apple "é uma gota no oceano", diz a Forbes
Notícias ao Minuto

13:13 - 31/08/16 por Bruno Mourão

Economia Estados Unidos

A Comissão Europeia bateu o recorde de multas fiscais com uma penalização à Apple, anunciada ontem sob um coro de críticas do presidente executivo da empresa, Tim Cook. 

Os 13 mil milhões de euros que a marca da maçã terá de pagar ao Estado irlandês são referentes aos impostos alegadamente devidos por anos e anos de evasão fiscal, que a Apple alega não terem existido. 

Entre a versão da empresa e o castigo da União Europeia, apenas uma coisa á certa: o valor da multa aplicada. O total de 13 mil milhões parece muito elevado, mas, como avisa a Forbes, é preciso ser contextualizado nas contas da empresa cotada em bolsa mais valiosa do mundo. 

A revista norte-americana garante que o valor a pagar "é uma gota no oceano para a Apple", tendo em conta "os bolsos incrivelmente fundos" da marca criada por Steve Jobs. 

Vejamos as contas: a Apple detém cerca de 193 mil milhões de euros em ativos fora dos Estados Unidos, numa rede de subsidiárias criadas para garantir a famosa 'otimização fiscal' que se tornou regra noutras grandes empresas como a Amazon e a Starbucks. 

Juntando a esse valor os 15 mil milhões detidos nos Estados Unidos, a marca liderada por Tim Cook tem um total de 207 mil milhões de euros em ativos guardados, muitos deles em forma de dinheiro vivo. 

O valor da penalização da União Europeia equivale a apenas 6,2% do total de ativos da Apple, um valor sem grande impacto nas operações de uma empresa que ultrapassa todos os anos com facilidade os 13 mil milhões em lucros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório