Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal vende mil milhões de dívida com juros mais baixos a 10 anos

Emissão coordenada pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública decorreu dentro do esperado e acabou por trazer um alívio dos custos de financiamento na maturidade mais longa de Obrigações do Tesouro emitidas.

Portugal vende mil milhões de dívida com juros mais baixos a 10 anos
Notícias ao Minuto

11:06 - 31/08/16 por Bruno Mourão com Lusa

Economia Mercado

Portugal conseguiu sair praticamente incólume de mais uma emissão de dívida pública nos mercados internacionais. Sob a batuta da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), foram vendidos mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro a cinco e dez anos, com juros mais baixos na maturidade mais longa. 

De acordo com a página da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) na agência de informação financeira Bloomberg, Portugal colocou hoje no mercado 550 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a 10 anos, com uma taxa de juro de 3,027%, uma emissão que compara com a realizada em julho, em que foram emitidos 584 milhões de euros em títulos a 10 anos a uma taxa de juro média de 3,093%.

Nas Obrigações a cinco anos, a taxa aumentou em relação ao último leilão comparável, de 1,843% para 1,87%. Nesta maturidade, foram emitidos 450 milhões de euros em novos títulos.

Esta foi a primeira emissão de dívida realizada depois de o Estado e a Comissão Europeia terem chegado a acordo sobre o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que, entre outras operações, vai implicar um aumento de capital de 2,7 mil milhões de euros.

Esta injeção de capital público deverá obrigar o IGCP a alterar o programa de financiamento do Estado deste ano, uma vez que se trata de uma operação não prevista inicialmente no Orçamento do Estado para 2016.

[Notícia atualizada às 11h10]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório