Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Morreu o 'pai' do avião de passageiros mais conhecido do mundo

Aos 95 anos, desaparece o pioneiro da aviação responsável pela criação do avião que dominou os céus durante várias décadas.

Morreu o 'pai' do avião de passageiros mais conhecido do mundo
Notícias ao Minuto

10:39 - 31/08/16 por Bruno Mourão

Economia Estados Unidos

Chegado da Segunda Guerra Mundial, onde foi parte integrante da vitória dos Aliados através da Marinha norte-americana, Joe Sutter mal podia imaginar que se tornaria num dos engenheiros mais importantes da história da aviação mundial. 

Em 1946, Sutter rejeitou um emprego na Douglas Aircraft da Califórnia, um então gigante aeronáutica, devido à vontade de acompanhar a mulher na criação do recém nascido filho na cidade onde viviam, Seattle. 

O engenheiro viu-se forçado a aceitar um emprego na fabricante de aviões da cidade, a então pouco conhecida Boeing. Joe Sutter via o emprego como "temporário", mas a influência de mentores como George Schairer convenceram-no a ficar e a relação de Sutter com a Boeing tornou-se um dos auges da aeronáutica moderna. 

Joe Sutter ajudou a criar a linha de aviões da Boeing que passou a dominar os céus. Começou por colaborar no 707, no 727 e no 737 e foi o 'pai' do 747, a aeronave de passageiros mais emblemática do mundo: "Mais do que o ponto alto da minha carreira, era aquilo com que eu tinha sonhado desde que era uma criança". 

Aos 95 anos, o engenheiro ainda estava a colaborar com a Boeing em alguns eventos de apresentação de ideias a investidores, quando uma súbita pneumonia o levou à cama do hospital. 

Segundo o Seattle Times, tanto os médicos como o filho Jonathan Sutter esperavam uma recuperação rápida, mas no dia em que teria alta, Joe Sutter sofreu uma recaída e morreu subitamente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório