Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Bruxelas condena Apple a pagar 13 mil milhões em impostos por cobrar

A Comissão Europeia decidiu hoje que a Apple terá de pagar à Irlanda um montante de 13 mil milhões de euros em impostos não cobrados.

Bruxelas condena Apple a pagar 13 mil milhões em impostos por cobrar

Trata-se da mais pesada multa já aplicada à Apple. A marca da maçã terá mesmo de reembolsar a Irlanda em 13 mil milhões de euros, segundo decidiu hoje a Comissão Europeia, avança o El Mundo. Em causa estão impostos não cobrados entre 2003 e 2014.

A comissária europeia, Margrethe Vestager, explicou em conferência de imprensa que o regime fiscal de que a multinacional liderada por Tim Cook beneficiou na Irlanda pressupõe um "apoio do Estado incompatível com a legislação comunitária".

"Os Estados-membros não podem oferecer vantagens fiscais a certas empresas, segundo as normas europeias essa é uma prática ilegal. A conclusão da investigação da Comissão Europeia indica que a Irlanda concedeu ajudas ilegais à Apple, o que levou a que pagasse substancialmente menos impostos do que outras empresas durante muitos anos", concretizou Vestager.

Saliente-se que, recentemente, perante este cenário, o secretário do Tesouro norte-americano, Jack Lew, falou em possíveis represálias por considerar que a política europeia é hostil para com as empresas do país.

Resta agora perceber se essa ameaça será para cumprir.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório