Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sonae Sierra reforça negócio em centros comerciais sem ser proprietária

A Sonae Sierra reforçou nos últimos cinco anos o negócio de gestão e comercialização de centros comerciais que são propriedade de terceiros, enquanto pôs em marcha a venda de ativos para investir em novos projetos além-fronteiras.

Sonae Sierra reforça negócio em centros comerciais sem ser proprietária
Notícias ao Minuto

10:58 - 30/08/16 por Lusa

Economia Empresas

A Sonae Sierra - detida a 50% pelo grupo Sonae - ganhou experiência na comercialização e gestão de centros comerciais em 20 anos de trabalho nos seus próprios espaços comerciais, como o NorteShopping ou o Colombo, que optou por 'vender' a terceiros, o que permitiu dar fôlego à expansão internacional da marca.

No verão de 2011, a empresa liderada por Fernando Guedes de Oliveira contava duas dezenas de contratos de prestação de serviços a terceiros - que pode ir do desenvolvimento do projeto à gestão diária - e hoje gere já 35 centros comerciais de que não é proprietária, na Europa, América do Sul, Norte de África e Ásia, o que representa um crescimento de 60% em cinco anos.

Já a carteira de ativos de que a Sonae Sierra é proprietária ou coproprietária, através de fundos de investimento em parceria com investidores internacionais, diminuiu nos últimos cinco anos de 49 para 44 em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil (os mesmos mercados em que detinha os 49 centros comerciais em 2011).

Ainda em junho, a Sonae Sierra vendeu três centros comerciais em Portugal e Espanha, detidos pelo Fundo Sierra - AlgarveShopping, Estação Viana Shopping e Luz del Tajo -, mantendo a gestão operacional dos espaços comerciais.

A venda de participação em ativos está enquadrada na estratégia de reciclagem de capital, para ser destinado ao financiamento de novos projetos, mantendo posições minoritárias e a gestão operacional dos ativos relevantes.

Na quarta-feira, a Sonae Sierra inaugura em Bucareste, na Roménia, o ParkLake, o 45.º centro comercial de que é proprietária, detendo 50% do projeto, em parceria com a Caelum Development, especialista em retalho na Europa de Leste, e o 80.º que gere.

A Sonae Sierra registou um resultado líquido de 59 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, que compara com os 13,2 milhões de euros no primeiro semestre de 2011.

Desde 2012, os resultados da Sonae Sierra estão em contínua recuperação, reflexo sobretudo da retoma económica na Europa, depois da crise económica em Portugal, Espanha e na Grécia, que afetou as taxas de ocupação nos centros comerciais e também a desvalorização dos ativos em carteira (resultado indireto).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório