Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Mercados já escolheram o novo presidente dos Estados Unidos

As votações ainda não chegaram às urnas, mas nos mercados financeiros parece já existir uma clara ideia de que será o vencedor.

Mercados já escolheram o novo presidente dos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

10:06 - 30/08/16 por Bruno Mourão

Economia Bolsas

A festa está longe de ser feita e os foguetes ainda não podem ser lançados, mas se as bolsas dos Estados Unidos mantiverem a normal capacidade de prever os resultados eleitorais, Hillary Clinton terá razões para sorrir na luta com Donald Trump. 

Segundo o índice Iowa Electronic Markets, os mercados estão a reagir favoravelmente à liderança da mulher de Bill Clinton na maior parte das sondagens recolhidas pelo RealClearPolitics, mostrando uma tendência de vitória que se tem confirmado quase sempre desde os anos 80 do século passado. 

Desde 1944, quase sempre que o índice S&P 500 de Wall Street subiu nos três meses anteriores às eleições, o candidato que liderava nas sondagens foi o vencedor. Em 82% das vezes, os mercados previram o vencedor, falhando apenas nas eleições de 1968, ganhas por Richard Nixon e nas de 1980, que redundaram na vitória de Ronald Reagan. 

A variação entre dólar e euro parece também estar com volatilidade mais limitada nos últimos meses, assinalando a crença dos mercados na vitória de Clinton e numa política mais expansionista do que o anunciado protecionismo de Donald Trump.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório