Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Europa prepara maior multa de sempre para a Apple

Rede com centro na República da Irlanda terá permitido à empresa de Tim Cook escapar ao pagamento de muitos milhões de euros em impostos.

Europa prepara maior multa de sempre para a Apple
Notícias ao Minuto

09:24 - 30/08/16 por Bruno Mourão

Economia Evasão fiscal

A Apple tinha esperança de fugir à mão pesada da Comissão Europeia, mas nem uma intervenção desesperada do governo norte-americano parece ter alterado a vontade de Bruxelas de punir a alegada fuga ao fisco da empresa cotada em bolsa mais valiosa do mundo. 

De acordo com informações avançadas esta manhã pelo Financial Times, a comissária europeia da concorrência distribuiu na Comissão Europeia um processo de avaliação das atividades da Apple na República da Irlanda, que indica uma decisão negativa para a marca da maçã e deixa em aberto a possibilidade de aplicar uma multa recorde. 

Um investigação de três anos à complexa rede de fuga fiscal da Apple centrada na Irlanda culminará hoje à tarde numa decisão a anunciar pela comissária Margrethe Vestager e apesar de não serem ainda conhecidos os detalhes, o Financial Times fala numa punição de milhares  de milhões de euros, a mais alta de sempre para um processo deste género na Europa. 

O Irish Times e a Reuters insistem que a punição deverá também incluir a devolução de mais de mil milhões de euros em impostos ao Estado irlandês. 

Quando questionado sobre o assunto, Tim Cook garantiu novamente que a Apple não tinha qualquer tipo de benefício fiscal pela transferência de lucros para a República da Irlanda, uma vez que o dinheiro era taxado pelos Estados Unidos. "A controvérsia aqui é que as pessoas não querem que a Apple pague mais impostos, estão simplesmente a discutir a quem devem ser pagos os impostos. Por isso, existe uma disputa entre os países devido à forma como nós contabilizamos os lucros em cada território", acusou o CEO da Apple.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório