Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Lucro da Sonae Investimentos sobe 32% no primeiro semestre

A Sonae Investimentos teve um resultado líquido de 41 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, mais 10 milhões de euros (32%) do que em igual período do ano passado, revelou hoje a empresa.

Lucro da Sonae Investimentos sobe 32% no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

20:23 - 29/08/16 por Lusa

Economia Empresas

"Ao longo dos primeiros seis meses de 2016, o volume de negócios consolidado da Sonae Investimentos totalizou 2.353 milhões de euros, o que corresponde a um acréscimo de 4,5% face ao verificado no período homólogo do ano anterior", informou a companhia num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com a Sonae Investimentos, "esta evolução beneficiou do aumento da contribuição da Sonae MC e Sonae SR que mais que compensou o decréscimo do volume de negócios da Sonae RP resultante das operações de Sale & Lease Back (S&LB) que ocorreram durante 2015 e 1Q16 [primeiro trimestre de 2016]".

O 'cash-flow' operacional (EBITDA) da Sonae Investimentos, que é a empresa do grupo Sonae que agrega a atividade de retalho do grupo, alcançou os 166 milhões de Euros, o que representa um aumento de 3,3% face ao ano anterior.

"Esta evolução foi, em particular, positivamente influenciada pela realização de operações de S&LB de ativos de retalho por parte da Sonae RP, as quais geraram mais-valias de cerca de 63 milhões de euros no semestre, e da melhoria das contribuições por parte da Sonae SR e MaxMat", sublinhou a empresa.

No total, a margem de EBITDA foi de 7,1% das vendas, mantendo-se em linha com o ano anterior.

O resultado operacional (EBIT) totalizou 75 milhões de euros, diminuindo 4 milhões de euros quando comparado com os primeiros seis meses de 2015, decrescendo a margem 0,3 pontos percentuais para 3,2%.

No final de junho, a Sonae Investimentos detinha um portefólio global de 1.416 lojas, a que correspondia uma área de venda de 1.123 mil m2. Durante o período a empresa continuou a desenvolver a sua rede de lojas nos mercados nacionais e internacionais.

A Sonae SR continuou a consolidar a sua rede de lojas e detinha, em particular, 180 lojas fora de Portugal, incluindo 66 sob regime de 'franchise'.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório