Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-mineiros receberam mais de seis milhões de fundo de pensões

O fundo de pensões dos mineiros que trabalham na África do Sul pagou este mês 100,4 milhões de rands (6,22 milhões de euros) a 825 ex-mineiros moçambicanos, correspondentes aos descontos efetuados pelos trabalhadores, indicou o Ministério do Trabalho moçambicano.

Ex-mineiros receberam mais de seis milhões de fundo de pensões
Notícias ao Minuto

12:15 - 29/08/16 por Lusa

Economia Moçambique

O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Moçambique (MITESS) anunciou num comunicado que o valor foi pago pelo Mineworkers Provident Fund (MWPF) entre os dias 16 e 27 deste mês e corresponde a descontos salariais feitos desde 1989 pelos trabalhadores moçambicanos para o seguro social.

"A MWPF elaborou uma lista que confirma a existência de trabalhadores abrangidos pelo reembolso, com base no seu banco de dados, de mais de 6.500 beneficiários, tendo lançado uma campanha de divulgação e localização dos potenciais abrangidos", acrescenta o comunicado do MITESS.

No total, acrescenta a nota de imprensa, os antigos mineiros moçambicanos na África do Sul têm a receber do fundo de pensões 300 milhões de rands (18,6 milhões de euros), depois de as autoridades moçambicanas terem realizado diligências para o pagamento da verba.

"O Governo aposta em que mais trabalhadores beneficiem dos fundos a que têm direito, não obstante a primeira fase do pagamento ter terminado este sábado, porque o processo da sua localização e inscrição continua em todo o país", refere a nota de imprensa.

Milhares de moçambicanos trabalham nas minas sul-africanas e enviam anualmente remessas significativas para o país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório