Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

China com novas regras para limitar empresas financeiras online

As autoridades chinesas anunciaram novas regras para as plataformas online que disponibilizam serviços financeiros, proibindo-as de servir de intermediárias de crédito, após consecutivas fraudes terem abalado o setor na segunda maior economia do mundo.

China com novas regras para limitar empresas financeiras online
Notícias ao Minuto

08:00 - 29/08/16 por Lusa

Economia Regulador

Os regulamentos ditados pela Comissão Reguladora do Sistema Bancário da China (CBRC, na sigla inglesa) determinam que estas plataformas podem apenas servir como "intermediárias de informação, em vez de intermediárias de crédito".

As medidas, citadas pela imprensa oficial, proíbem as empresas que facilitam empréstimos entre pessoas (P2P, na sigla em inglês) de dar garantias "implícitas" sobre os seus investimentos e exige que designem um banco como depositário do dinheiro dos investidores.

As instituições ou indivíduos ficam também sujeitos a um valor máximo no crédito obtido através destes intermediários.

Os regulamentos surgem após várias destas plataformas terem entrado em incumprimento e encerrado, na China, revelando-se gigantescos esquemas 'Ponzi'.

O caso mais mediático resultou na detenção de 26 pessoas acusadas de fraude e angariação ilegal de fundos, por alegado envolvimento num esquema que ludibriou cerca de 900.000 pessoas em mais de sete mil milhões de euros.

As autoridades acusam a empresa de colocar projetos no seu portal e pagar aos credores mais antigos com o dinheiro de novos investidores.

Lançado em 2014, o Ezubao era a quarta maior plataforma P2P.

A redução consecutiva das taxas de juro e a recente volatilidade no mercado bolsista chinês, aliados à incerteza no mercado imobiliário, terão atraído cada vez mais investidores chineses para esquemas de angariação ilegal de fundos.

Segundo dados citados pela imprensa chinesa, no primeiro semestre deste ano, 512 plataformas P2P foram encerradas, devido a irregularidades, enquanto 1.778 - 43,1% do total - são consideradas "problemáticas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório