Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Há interesses políticos" na recapitalização da CGD

Marques Mendes enumera uma série de questões que estão por responder no processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.

"Há interesses políticos" na recapitalização da CGD
Notícias ao Minuto

23:25 - 28/08/16 por João Oliveira

Economia Marques Mendes

No total, são 5,2 mil milhões de euros que o Executivo de António Costa vai injetar na Caixa Geral de Depósitos (CGD) para compensar as falhas de capital. O valor obriga Mário Centeno a elaborar um Orçamento Retificativo de modo a incluir os 2,7 mil milhões em falta.

A conceção do documento, diz Marques Mendes, não “encerra” de todo o tema da CGD. Falta pelo menos uma parte, que é saber como é que chegámos até aqui. Acho que este buraco tem muito a ver com o período entre 2005 e 2010, em que foram concedidos financiamentos que nunca deviam ter sido concedidos, em que foram aprovadas operações de crédito sem garantias eficazes”, sustenta.

O antigo governante acrescenta que estas operações não foram eficazes porque o dinheiro emprestado não foi recuperado. “E porquê? Porque os devedores não pagam e assim se cria um buraco”, diz, acrescentando que há “alguns casos com operações muito volumosas”, mas sem especificar valores.

Aquilo que parecia um único ponto a esclarecer, assim não o é. No seu tempo de antena na SIC, o social-democrata sublinha que há outras informações que o povo português deve conhecer, sendo elas “quem são os responsáveis pela concessão desses empréstimos”; “quais são as operações que representam maiores perdas”; “quem são os beneficiários” e “porque é que [os empréstimos] foram concedidos e não foram asseguradas garantias sólidas e eficazes”.

Nesta senda, o comentador não teme em dizer que “houve interesses políticos e intervenções partidárias” em todo este processo, apontando o dedo ao Bloco Central, composto pelo PS e PSD.

“Já que é preciso meter tanto dinheiro para que as coisas entrem nos carris e tapem estes buracos, ao menos que se saiba os responsáveis, as responsabilidades e como é que isto tudo aconteceu”, rematou, em jeito de conclusão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório