Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

PSD diz que líder do PS engana sobre ligações aéreas de baixo custo

O PSD/Açores acusou hoje o líder regional do PS, Vasco Cordeiro, de enganar a população sobre o processo que conduziu à entrada das companhias aéreas de baixo custo na região, rejeitando que aquele fique com os "louros" da medida.

PSD diz que líder do PS engana sobre ligações aéreas de baixo custo
Notícias ao Minuto

16:19 - 25/08/16 por Lusa

Economia Açores

"Vasco Cordeiro insiste em enganar os açorianos sobre o processo que conduziu à abertura do espaço aéreo dos Açores e à entrada das companhias 'low-cost' (baixo custo) na região", afirma uma nota da comissão política regional do PSD/Açores, considerando que não adianta ao dirigente socialista, também presidente do Governo Regional, de "querer ficar com os louros de uma medida a que sempre se opôs".

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou na quarta-feira, nos Açores, que a liberalização do espaço aéreo entre a ilha de São Miguel e o continente está a ter um "impacto extraordinário" e que "valeu a pena" ter convencido o Governo Regional.

"Nós demoramos um certo tempo a persuadir o Governo Regional de que isso era um modelo bom. Apesar disso, valeu a pena, até porque o executivo açoriano acabou por aceitar esse modelo que apresentámos", disse o ex-primeiro-ministro Passos Coelho, acrescentando que, então, o Governo Regional socialista "estava mais fixado na ideia de que era preciso remunerar mais as obrigações de serviço público", mas o Executivo nacional "não tinha mais dinheiro para gastar".

No mesmo dia, o líder do PS/Açores acusou Pedro Passos Coelho de mentir sobre as negociações do novo modelo de transportes aéreos da região.

"Não é verdade que tenha sido o Governo da República do PSD a convencer o Governo Regional do PS do que quer que seja. Foi o Governo Regional do PS que tomou a iniciativa de propor uma alteração ao modelo de acessibilidades aéreas à nossa região. E também é verdade que essa proposta esteve parada três anos nas gavetas do Governo da República e que só quando o ministro deixou de ser do PSD é que o assunto evoluiu e se resolveu", frisou Vasco Cordeiro.

Na nota hoje divulgada, o PSD/Açores refere que as 'low-cost' chegaram a Portugal em 2006 e, "apesar de o país ter sido governado até 2011 pelo PS, a verdade é que estas companhias aéreas nunca chegaram aos Açores".

"Se o PS e os governantes socialistas quisessem companhias 'low-cost' a voar para os Açores, elas poderiam ter chegado em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 ou 2011. Só que isso nunca aconteceu. O PS, nos Açores e na República, tudo fez para proteger o monopólio da SATA e da TAP em prejuízo dos açorianos", acusam os social-democratas.

No esclarecimento, o PSD/Açores sublinha que "sempre defendeu a abertura do espaço aéreo, que veio a concretizar-se no ano passado", o que "só foi possível com o trabalho e a determinação de Duarte Freitas", líder regional do PSD, e com o apoio do então primeiro-ministro Passos Coelho.

"O PS nunca escondeu que sempre foi contra a liberalização do transporte aéreo entre os Açores e o continente. Ao longo dos anos foram várias as declarações de governantes do PS de frontal oposição à abertura do espaço aéreo", adianta o PSD/Açores, considerando que "por vontade de Vasco Cordeiro os açorianos ainda estariam hoje a pagar 300 euros por uma passagem aérea".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório