Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

“Quem tem dinheiro na Caixa deve estar confiante”

António Costa falou sobre a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.

“Quem tem dinheiro na Caixa deve estar confiante”
Notícias ao Minuto

16:14 - 25/08/16 por Inês Esparteiro Araújo

Economia António Costa

Depois de ontem o ministro da Finanças ter anunciado a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, mantendo-se o banco “100% público”, o primeiro-ministro afirmou que os portugueses podem estar seguros relativamente aos seus depósitos, voltando a sublinhar o acordo conseguido com a Comissão Europeia e o Banco Central.

“Quem tem dinheiro na Caixa, deve estar confiante. O Estado apoiar o seu banco é fundamental para garantir as poupanças das famílias. A CGD é o maior banco português, é o grande pilar de estabilidade do conjunto do sistema financeiro e não conseguiremos estabilizar o conjunto do sistema financeiro, sem começarmos por estabilizar o seu pilar”, explicou.

Reiterando que esta futura estabilização foi conseguida mantendo a Caixa “100% pública”, garantiu que o Governo “está determinado em resolver os problemas da forma como eles devem ser resolvidos”. Caso o banco não sofresse esta injeção de dinheiro, relembrou, referindo que caso o mesmo falisse, “isso cairia em cima dos contribuintes portugueses” e “em cima dos depositantes da Caixa”.

Foi ontem que Mário Centeno anunciou que o Estado português foi autorizado a realizar um aumento de capital até 2.700 milhões de euros, “a transferir as ações da ParCaixa para a CGD no valor de 500 milhões de euros e a converter 960 milhões de euros de instrumentos de capital contingentes, subscritos pelo Estado em ações”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório