Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal tem a sétima gasolina mais cara da União Europeia

O valor dos combustíveis portugueses antes de impostos está perto da média, mas após o cálculo do peso fiscal, a conversa muda de figura.

Portugal tem a sétima gasolina mais cara da União Europeia
Notícias ao Minuto

11:17 - 25/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Matérias-Primas

Muitos portugueses queixam-se dos elevados preços dos combustíveis e das constantes variações, que parecem sempre favorecer as subidas imediatas e as descidas lentas e progressivas. 

Segundo os dados semanais da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis, há uma explicação para tão grande discrepância: o valor dos impostos. 

É verdade que o gasóleo português já está acima da média de preços da União Europeia mesmo antes do peso do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos, mas o valor por litro quase triplica após ser aplicado o peso fiscal (0,448 euros/litro para 1,112 euros/litro). 

Na gasolina, a diferença é ainda maior: os 0,431 euros por litro antes de impostos ficam abaixo da média europeia, mas o preço final mais do que triplica para 1,355 euros/litro, o sétimo valor mais caro da União Europeia. 

Recorde-se que o atual Governo aumentou em fevereiro o valor do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos em cerca de seis cêntimos por litro, tendo entretanto descido ligeiramente esse valor nas revisões trimestrais de maio e agosto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório