Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

EUA avisam UE: Ignorem evasão fiscal de empresas norte-americanas

Do outro lado do Atlântico chega um sinal de alerta que aumenta a tensão entre os representantes de Bruxelas e de do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

EUA avisam UE: Ignorem evasão fiscal de empresas norte-americanas
Notícias ao Minuto

10:09 - 25/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Impostos

Poucos têm sido os defensores das grandes corporações no processo que está a investigar as alegadas redes de transferência de lucros para paraísos fiscais, que evitam o pagamento de milhares de milhões de euros em impostos à União Europeia. 

No entanto, a CNN revela que surgiu hoje em campo o Departamento do Tesouro dos EUA para defender as empresas do próprio país, com um aviso à União Europeia para travar as investigações às alegadas evasões fiscais da Apple, Alphabet, Starbucks  e Amazon, entre outras. 

"Estas investigações têm implicações enormes para os Estados Unidos", alerta o secretário de Estado assistente de assuntos fiscais, falando ao mesmo tempo numa violação de jurisdição por parte de Bruxelas, que não tem autoridade "para agir como uma organização fiscal supranacional". 

O governo dos EUA está preocupado com a probabilidade dos contribuintes norte-americanos "acabarem por pagar a conta" dos impostos devidos, devido ao código fiscal do país. 

Caso as empresas em causa paguem milhares de milhões em impostos ao países em que operam na Europa, tornam-se elegíveis para créditos e bonificações fiscais com custos multimilionários para os cofres dos Estados Unidos. 

O aviso foi lançado e surgiu até a ameaça de "potenciais respostas" norte-americanas caso Bruxelas não altere as investigações. 

Do lado da União Europeia, fica apenas a garantia de que "a lei europeia é aplicada de igual forma a todas as companhias - não existe qualquer discriminação contra as empresas dos Estados Unidos da América".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório