Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bancos usam historiais de SMS e pesquisas para decidir a quem emprestar

Algumas das maiores instituições asiáticas recorrem atualmente a um algoritmo que analisa os mais variados critérios de utilização de smartphones para determinar a probabilidade de um cliente deixar de pagar as prestações ao banco.

Bancos usam historiais de SMS e pesquisas para decidir a quem emprestar
Notícias ao Minuto

09:50 - 25/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Ásia

Já existe há cinco anos, mas o mercado parece ainda não se ter apercebido totalmente do papel decisivo que a Lenndo tem nas decisões de financiamento de algumas das maiores instituições bancárias da Ásia. 

Não é segredo que antes de efetivar um empréstimo, todos os bancos fazem um exaustivo estudo ao perfil dos clientes, de forma a garantir que o dinheiro emprestado será devolvido na totalidade, mais juros. No entanto, poucas instituições chegam ao nível de detalhe permitido pelo software da Lenndo. 

Utilização de aplicações móveis, tempo passado nas redes sociais, linguagem e extensão dos SMS e até a quantidade de vezes que deixam a bateria do telemóvel descarregar podem afetar negativamente o perfil de cliente e impedir que sejam concedidos financiamentos. 

Segundo a CNN, a Lenndo acredita que todos estes critérios são relevantes e "demonstram um padrão de comportamento que poderá determinar a probabilidade de alguém deixar de pagar um crédito". A empresa com sede nas Filipinas garante que "o algoritmo penaliza quem é mais robótico", uma vez que "existe um certo caos nos humanos" que é positivo nas análises de crédito 

O líder da Lenndo recusa-se a divulgar o nome dos bancos que utilizam o software devido às limitações dos contratos assinados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório