Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Subscrição de pacotes de serviços de comunicações ultrapassa 3 milhões

O número de clientes das ofertas de serviços em pacote atingiu os 3,35 milhões no final de junho, uma subida de 1,4% face ao trimestre anterior e de 7,6% em termos homólogos, divulgou hoje a ANACOM.

Subscrição de pacotes de serviços de comunicações ultrapassa 3 milhões
Notícias ao Minuto

17:32 - 24/08/16 por Lusa

Economia Anacom

De acordo com o relatório estatístico da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) sobre os pacotes de serviços de comunicações eletrónicas relativo ao segundo trimestre de 2016, "no mesmo período, 82,1 em cada 100 famílias dispunham de um pacote de serviços de comunicações eletrónicas".

A autoridade reguladora atribui o crescimento do número de subscritores de serviços em pacote ao aumento dos clientes de pacotes 'quintuple play' (5P), que registaram mais 61 mil subscritores no segundo trimestre, e dos pacotes 'triple play' (3P), cujo número de subscritores aumentou em 22 mil neste período.

Segundo os dados da ANACOM, as ofertas 3P que disponibilizam serviço telefónico fixo, banda larga fixa e televisão por subscrição têm 1,37 milhões de subscritores (40,9% do total) e os pacotes 5P, que incluem banda larga móvel e o serviço telefónico móvel além dos outros três serviços, têm 1,34 milhões de subscritores (39,9% do total).

Em termos de quota de mercado, a MEO era o prestador com maior quota de serviços em pacote (39,9% no segundo trimestre de 2016), seguido pelo Grupo NOS (39,8%), cabendo a terceira posição à Vodafone (15,1%), "que foi o prestador que mais aumentou a sua quota de subscritores ao registar a aquisição líquida de 26 mil novos clientes".

Já o Grupo APAX - Cabovisão e ONI - tinha 5,2%, sendo que a NOS liderava nas modalidades 2P ('double play'), 3P e 4P ('quadruple play'), enquanto a MEO liderava na modalidade 5P.

No que se refere às receitas dos serviços de comunicações eletrónicas em pacote, estas atingiram os 831 milhões de euros no primeiro semestre de 2016, o que representa uma subida de 12,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Mais de metade destas receitas (53,9%) tinha origem em ofertas 'quintuple play', refere a ANACOM.

Quanto à receita média mensal por subscritor, esta foi de 41,96 euros nos primeiros seis meses do ano, traduzindo uma subida de 3,6% face a igual período de 2015.

Em termos de receitas, a MEO tinha uma quota de 43,4%, seguindo-se a NOS (39,3%), a Vodafone (12,9%) e o grupo APAX (4,3%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório