Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

CDS/Madeira quer mais verbas da União Europeia para reabilitação urbana

O CDS-PP/Madeira anunciou hoje que vai entregar uma proposta no parlamento regional, recomendando ao Governo da Madeira para se candidatar a mais verbas da União Europeia para a reabilitação urbana.

CDS/Madeira quer mais verbas da União Europeia para reabilitação urbana
Notícias ao Minuto

23:17 - 24/08/16 por Lusa

Economia Incêndios

Segundo o deputado regional do CDS-PP Roberto Rodrigues - que falava na freguesia do Monte, Funchal, um dos locais afetados pelos incêndios deste mês de agosto -, essa é uma das propostas a serem entregues, no mês de setembro, na Assembleia Legislativa, com vista a minimizar os efeitos de catástrofes semelhantes aos fogos ocorridos na segunda semana de agosto.

O deputado madeirense acrescentou ser fundamental para os núcleos urbanos da Região terem uma recuperação dos seus edifícios e "um milhão de euros, que é o que está candidato para 2016, é extremamente insuficiente".

A discussão sobre o Plano de Ordenamento da Madeira (POTRAM) é outra iniciativa recomendada, sublinhou Roberto Rodrigues, acrescentando que "é importante que se criem planos da ordem costeira, tendo em conta a importância turística que o mar tem para a Região", explicou o deputado centrista.

Outra proposta do CDS-PP/Madeira vai no sentido da criação de um observatório da paisagem na Madeira.

O CDS-PP apresentará ainda um conjunto de medidas de combate à desertificação dos concelhos rurais da ilha e medidas recuperação e preservação da agricultura familiar, "para que não haja terrenos baldios, nem abandonos desses".

"Essas terras, que são agrícolas por natureza, devem [assim] continuar, não só para minimizar os efeitos de eventuais catástrofes, mas também pela imagem que queremos vender lá para fora", disse Roberto Rodrigues.

Os incêndios que assolaram a Madeira na segunda semana de agosto provocaram três mortos, centenas de desalojados e deslocados e prejuízos em bens públicos e privados avaliados pela Câmara Municipal em cerca de 61 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório