Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

França terá ocultado dados da Renault no escândalo das emissões

Marca gaulesa teve alegadamente ajuda do Estado para evitar ser punida numa das maiores fraudes do setor automóvel.

França terá ocultado dados da Renault no escândalo das emissões
Notícias ao Minuto

13:06 - 23/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Automóvel

A Volkswagen foi a grande atingida pela fraude nos motores feita para esconder as verdadeiras emissões de gases poluentes, mas a fabricante germânica esta longe de ser a única com culpas no cartório. 

No Japão, a Nissan admitiu a "vergonha" perante alterações semelhantes nos motores e na Europa, as alegações em torno da BMW e Mercedes também são muitas; agora, surgem novos dados que parecem indicar que em França o incumprimento das leis também é uma realidade. 

Três dos membros da comissão de investigação às emissões garantiram ao Financial Times que o próprio governo francês foi responsável pela omissão de dados que provavam a culpa da Renault na alteração de motores. 

Segundo os especialistas, o Ranult Capture será o maior culpado no processo, com emissões de 9 a 11 vezes mais óxido de azoto do que o permitido pela lei. No entanto, a investigação não conseguiu concluir que foram utilizados dispositivos ilegais para esconder os verdadeiros níveis de gases, devido à omissão de dados pelo governo. 

Recorde-se que o Estado francês detém uma participação de 20% na Renault, um fator que o Financial Times garante ter sido decisivo para a ocultação de dados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório