Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Procura de quartos para arrendar duplicou no primeiro semestre

Estudo do idealista mostra que o arrendamento é uma opção cada vez mais apetecível para os portugueses na hora de escolher casa.

Procura de quartos para arrendar duplicou no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

11:29 - 23/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Ideia

Os primeiros seis meses de 2016 não deixam dúvidas: o arrendamento de quartos é cada vez mais uma prioridade para os jovens portugueses no que toca à escolha de um lar. 

"O interesse despertado pelo arrendamento de quartos aumentou 123%, nos primeiros seis meses de 2016, ultrapassando assim o dobro de pesquisas realizadas no primeiro semestre de 2015", revela o site idealista no seu primeiro relatório de arrendamento de quartos. 

Num e-mail enviado para a redação do Economia ao Minuto, o idealista esclarece que o preço dos quartos subiu de acordo com a maior procura, uma média de 9% mais em todo o território nacional para os 220 euros mensais: "Foram nos principais distritos do país que se registaram os maiores aumentos. Lisboa acompanha a tendência nacional e vê os seus preços subirem 5%, seguida pelo Porto (0,5%). Coimbra estabiliza os preços mantendo-os inalterados em relação ao ano anterior". 

A capital é o local mais caro do país, co m quartos que custam em média 257 euros por mês; logo a seguir surgem Porto e Coimbra, com médias mensais respetivas de 209 e 173 euros. 

Quanto ao perfil típico de quem arrenda quarto, o idealista identificou um padrão: "31 anos, vivem no centro de grandes cidades, não fumam (apesar de tolerantes com quem fuma) e não têm e nem permitem animais de estimação". 

"Os dados publicados neste relatório revelam que o arrendamento de quartos deixou de ser uma opção habitacional apenas para estudantes, convertendo-se também na opção eleita por jovens nos seus primeiros anos no mercado de trabalho e em alguns casos até mais tarde." 

"A atual realidade do mercado de arrendamento português nas grandes cidades faz com que seja complexo para muitas pessoas solteiras ou separadas suportar o custo de uma casa, tornado o arrendamento de um quarto a opção mais vantajosa", conclui o estudo do idealista.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório