Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Volkswagen reduz tempo de trabalho a 28 mil trabalhadores na Alemanha

Um conflito com dois fornecedores, filiais da Prevent, levou a construtora automóvel alemã Volkswagen (VW) a interromper parte da sua produção e a reduzir o tempo de trabalho de cerca de 28.000 dos seus trabalhadores na Alemanha.

Volkswagen reduz tempo de trabalho a 28 mil trabalhadores na Alemanha
Notícias ao Minuto

12:05 - 22/08/16 por Lusa

Auto Produção

No sábado, a construtora automóvel tinha interrompido a produção do modelo Golf na unidade de Wolfsburgo (norte do país) por causa do conflito com as empresas fornecedoras que se recusam a enviar alguns componentes e admitiu fazer o mesmo noutras fábricas alemãs.

Cerca de 27.700 trabalhadores das unidades da Emden, Zwickau, Kassel, Salzgitter, Brunswick e Wolfsburg ficam com o seu tempo de trabalho reduzido no final deste mês, anunciou o grupo alemão.

A VW foi forçada a tomar estas medidas nas fábricas que produzem os seus dois populares modelos Passat e Golf, depois de dois fornecedores de peças para a caixa de velocidades e cobertura de assento terem suspendido as entregas.

Embora o tribunal de Brunswick tenha decidido que as empresas em questão deveriam fornecer material à Volkswagen, "até agora ainda não cumpriram essa obrigação", disse a fabricante automóvel.

Em vez disso, os fabricantes de componentes recorreram da decisão do tribunal.

Entretanto, a Volkswagen adiantou que iria retomar hoje as negociações com os fornecedores, não descartando a via legal.

Os fornecedores de componentes afirmam que Volkswagen rompeu vários contratos sem aviso prévio ou compensação, deixando as empresas sem outra alternativa que não fosse suspender as entregas para proteger o seu negócio e trabalhadores.

Os media alemães avançam que a VW tem procurado concessões de todos os seus fornecedores, no valor de vários milhões de euros.

Dona de marcas que vão desde a Audi até à Skoda, a Volkswagen ainda está a sofrer os efeitos da crise resultante da manipulação do dispositivo que media as emissões de dióxido de carbono, que a empresa admitiu em setembro de 2015.

A revelação deste escândalo levou a uma quebra de 40% do preço das ações da VW em bolsa, uma queda de 25 mil milhões de euros, em dois dias.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório