Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Desempregados inscritos batem mínimos de sete anos

Números totais de pessoas sem trabalho não eram tão baixos desde 2009. IEFP avança que já são menos de 500 mil portugueses inscritos nos centros de emprego.

Desempregados inscritos batem mínimos de sete anos
Notícias ao Minuto

12:05 - 22/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia IEFP

Era uma barreira simbólica que demonstrava a dificuldade de evitar o desemprego na economia portuguesa, mas foi quebrada de forma positiva em julho.

De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional, o sétimo mês de 2016 acabou com menos de 500 mil portugueses inscritos nos centros de emprego do IEFP, o número mais baixo desde julho de 2009.

Ou seja, há exatamente sete anos que a economia portuguesa não conseguia manter tantos cidadãos ativos fora do desemprego.

"No final do mês de julho de 2016, estavam inscritos, como desempregados, nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas, 497 663 indivíduos, número que representa 72,8% de um total de 683 973 pedidos de emprego", revela o boletim divulgado esta manhã pelo IEFP.

O fator sazonal do verão, época do ano em que a quantidade de empregos disponíveis aumenta exponencialmente terá sido um fator decisivo para permitir que se chegasse a este mínimo. O facto do Algarve ter sido a região onde o desemprego mais caiu é um espelho desta realidade sazonal: "A nível regional, e comparando com o mês de julho de 2015, o desemprego diminuiu em todas as regiões do País, com o valor mais elevado na região do Algarve (-19,2%)".

[Notícia atualizada às 12h10]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório