Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Dívida ficou em 128,9% do PIB no 1.º trimestre. Défice em 3,2%

Boletim estatístico do Banco de Portugal mostra uma tendência de queda do endividamento público em percentagem do PIB. No entanto, os avisos de uma subida no segundo trimestre já surgiram entretanto.

Dívida ficou em 128,9% do PIB no 1.º trimestre. Défice em 3,2%
Notícias ao Minuto

11:26 - 22/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia BdP

A dívida externa portuguesa desceu ligeiramente em comparação com o PIB no primeiro trimestre de 2016, confirmou o Banco de Portugal num boletim estatístico divulgado hoje.

Os dados divulgados provisoriamente já indicavam o mesmo valor e surge agora a confirmação, acompanhada de um dado preocupante: O défice entre janeiro e final de março foi de 3,2%, um valor bem acima das previsões do orçamento e muito longe da meta negociada com Bruxelas.

Com perdas tão altas nas contas do Estado, o ajustamento estrutural seria uma miragem e a possibilidade de um castigo europeu pelos défices excessivos dificilmente poderia ser evitada mais uma vez.

Quanto à dívida, os números do primeiro trimestre são relativamente animadores, mas a UTAO já avisou que o balanço do segundo trimestre e dos primeiros seis meses do ano não deverá ser tão positivo.

[Notícia atualizada às 11h35]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório