Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Novo Banco: António Ramalho inicia hoje funções após 'luz verde' do BCE

O sucessor de Eduardo Stock da Cunha na liderança do Novo Banco, António Ramalho, iniciou hoje funções no banco de transição, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter aceitado a escolha do Banco de Portugal.

Novo Banco: António Ramalho inicia hoje funções após 'luz verde' do BCE
Notícias ao Minuto

16:31 - 19/08/16 por Lusa

Economia Banco Central

"O Novo Banco informa que o Banco Central Europeu confirmou, hoje, a designação do Dr. António Manuel Palma Ramalho para o cargo de presidente do Conselho de Administração do Novo Banco com funções executivas, conforme deliberação do Banco de Portugal, com base em proposta do Fundo de Resolução", lê-se num comunicado do Novo Banco.

De acordo com o documento, disponibilizado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), "António Ramalho assume hoje as suas funções" no banco de transição.

O Novo Banco está entretanto no segundo processo de venda, depois de o primeiro processo ter sido suspenso em setembro passado, com o Banco de Portugal a considerar que nenhuma proposta era interessante.

De momento foram quatro as propostas recebidas - dos bancos BCP e BPI e dos fundos Apollo/Centerbridge e Lone Star, tendo o processo de estar concluído no máximo até agosto de 2017.

Os analistas que seguem o sistema bancário têm dito que o mais provável é que a venda do Novo Banco seja feita bem abaixo dos 4,9 mil milhões de euros que foram injetados na instituição, colocando pressão sobre o resto do sistema bancário, que poderá ter de arcar com os custos.

O futuro do Novo Banco, que está em processo de reestruturação, tendo saído mais de mil trabalhadores da instituição só nos últimos 12 meses, é uma incógnita, tendo o Governo dito em julho, numa carta para a Comissão Europeia, que não iria injetar mais dinheiro e que se o banco não for vendido será liquidado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório