Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

China cria fundo de capital para impulsionar reforma do setor estatal

A China anunciou a criação de um fundo de capital de risco avaliado em 200.000 milhões de yuan (26,4 mil milhões de euros), numa nova tentativa de impulsionar a reforma das suas empresas estatais.

China cria fundo de capital para impulsionar reforma do setor estatal
Notícias ao Minuto

06:52 - 19/08/16 por Lusa

Economia Empresas

Segundo o jornal de Hong Kong South China Morning Post, a gestão daquele fundo caberá à Corporação de Reforma de Ativos da China.

Trata-se de um dos três gestores de ativos administrados diretamente pela SASAC (State-owned Assets Supervision and Administration Commission), o organismo do Governo central que tutela as firmas estatais.

A criação do fundo, que foi aprovado pelo Conselho de Estado chinês, é a mais recente tentativa de Pequim de atacar os problemas existentes nas imensas empresas estatais da China, que controlam setores chave da economia.

Os grupos estatais detêm um papel central no modelo assente no investimento em grandes obras públicas, um dos principais motores do crescimento económico da China, mas que é agora considerado "insustentável" pela liderança do país.

Estados Unidos e União Europeia apontam frequentemente que a inação das autoridades chinesas no setor estatal resulta no aumento do excesso de capacidade da indústria, nomeadamente no setor do aço.

O fundo vai servir para otimizar a utilização de fundos públicos nas empresas estatais e promover a propriedade mista, permitindo a entrada de capital privado e estrangeiro, destaca o South China Mornign Post.

Pequim está a encetar uma transição no modelo económico do país, visando uma maior preponderância do setor dos serviços e da tecnologia.

No segundo trimestre deste ano, a economia chinesa cresceu 6,7%, o ritmo mais lento, desde 2009.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório